Uma das profissões mais encantadoras do século, desejo de milhares de jovens e adolescentes, a carreira de modelos geralmente causa dúvidas nas mentes de pais que desejam colocar os filhos nesse competitivo mercado.
No artigo de hoje vamos mostrar o passo a passo para você que também deseja fazer parte dessa profissão.
O primeiro passo é procurar um bom Scout (olheiro), para que possa te guiar nesse mercado, avaliar seu perfil, e te orientar sob qual será sua área de atuação.
O mercado de modelos é dividido em três tipos de perfis.
MODELO FASHION
- Meninos devem ter mais de 16 anos de idade e a altura ideal deve ficar entre 1,83 e 1,90, o tórax deve ter circunferência máxima de 98 cm.
- Meninas devem ter mais de 16 anos de idade e a altura ideal deve ficar entre 1,75 e 1,80, o quadril das meninas devem ter circunferência máxima de 90 cm.
Nesse tipo de perfil vale lembrar que existem exceções nas medidas para mais ou para menos, os modelos podem ter uma beleza comum ou uma beleza exótica.
MODELO COMERCIAL
Meninos do perfil comercial tem uma beleza mais comum, devem ter mais de 16 anos de idade, a altura fica entre 1,78 e 1,82, podem ter um corpo mais bem definido e não tem uma restrição de medida exata.
Meninas do perfil comercial geralmente fazem campanhas de beleza como maquiagem, cabelo, hidratantes entres outros… A altura fica entre 1.70 e 1,74 e o quadril pode atingir ate 94 cm.
Lembrando que nesse perfil como em todos os outros, nada é regra e podem haver algumas exceções.
MODELO DE PUBLICIDADE
Os modelos que fazem publicidade não têm uma característica específica, esse perfil pode se incluir crianças, adolescentes, adultos e até pessoas como o vovô e a vovó.
Podemos ainda incluir nesse perfil pessoas com medidas maiores como o Modelo Curv e Plus Size .
Lembrando mais uma vez que nada nesse mercado é regra, podem existir exceções em todos os casos, o fato de você entender o seu perfil ajuda você a ser mais assertivo, uma vez que trilhar uma carreira baseada na exceção pode não ser uma boa ideia.
Depois de entender seu perfil e saber qual a sua área de atuação, o próximo passo é buscar uma representação, ou seja, uma agencia que possa ter clientes que geralmente contratam perfis como o seu.
Existem no Brasil uma serie de agências de gerenciamento de carreira, o ideal aqui é buscar por referências, para acabar não caindo em uma cilada. Não acredite em histórias fáceis demais, e preste atenção para ver se a agência que você procurar não esta falando somente aquilo que você quer escutar para depois te vender algo.
Caso você não se sinta à vontade em procurar por uma agência sozinho, ainda existem empresas especializadas em recrutamento e preparação de novos modelos. Essas empresas geralmente organizam uma apresentação desses modelos em eventos físicos ou de forma digital para um grupo seleto de agências do mercado nacional e internacional.
Depois de ser selecionado por uma agência é necessário que a família e o modelo marquem uma reunião com a direção da agência para fazer o planejamento de carreira, saber o que o modelo precisa evoluir, em que requisitos precisa melhorar e o que deve estudar.
Definido isso, vem a elaboração do material fotográfico que em geral é feito por um fotógrafo indicado pela agencia para que assim seja possível mostrar o modelo para os futuros clientes.
PRONTO agora você faz parte de uma agência e vai ter alguém que vai te apresentar para os clientes, vai intermediar trabalhos, negociar cachês, te dar orientações.
As agencias de modelos cobram por essa prestação de serviço em media de 20 a 30% de todo trabalho que o modelo realizar.
Toda vez que o modelo for selecionado para um trabalho, a agencia entra em contato com a família por telefone e e-mail para passar todas as informações referentes ao trabalho, como dia, horário, local, marca, tempo de vinculação e valor do cachê.
As despesas de locomoção até o local do trabalho em geral ficam por conta do modelo, aí cabe a família fazer um cálculo matemático para saber se aquele trabalho é viável ou não.
O modelo não é obrigado a aceitar nenhum tipo de trabalho, o que não deve acontecer é aceitar um trabalho e não comparecer no dia e local acordado. Isso pode causar danos financeiros altíssimos ao contratante.
Realizado o trabalho, o modelo recebe seu cachê, volta para sua casa e aguarda a agência chamar para o próximo.
De ano em ano é importante que o modelo renove seu material fotográfico, seja ele através de um novo ensaio ou utilizando as fotos dos trabalhos que ele já fez, pois, suas características e seu estilo acabam mudando.
Ser modelo é uma profissão regulamentada por lei desde 1978, faz parte da classe dos artistas e é uma profissão remunerada como qualquer outra profissão. Logo, ser modelo carrega o peso de ser uma pessoa responsável e disciplinada, uma vez que o significado da palavra modelo é “tudo aquilo que serve de exemplo para ser copiado”.
Agora que você sabe como funciona a logística do mercado de modelos fique atento a algumas coisas bem importantes que a agência e o cliente esperam de você.
Disciplina – Disciplina na vida pessoal e profissional, se comportar de maneira exemplar, atender sempre ao telefone, responder aos e-mails, não postar foto com roupas vulgares na internet, cuidar com os erros de português na legenda.
Educação – Caso o modelo tenha idade escolar, é necessário que apresente em cada trabalho atestado de frequência, bem como, deve atingir sempre a nota igual ou superior à média de sua escola.
Ser Agradável – Cumprimentar a todos, respeitar colaboradores bem como todos os que trabalham em torno de você, que vai a pessoa da limpeza até o diretor.
Comprometimento – Nada melhor do que trabalhar com pessoas extremamente comprometidas, isso gera em todos uma sensação de tranquilidade assim tendo um melhor desenvolvimento em todo o trabalho.
UFA, CHEGAMOS AO FIM… E agora, está preparado para enfrentar os desafios que o mercado irá colocar no seu caminho??
Escreva aqui nos comentários suas duvidas que será um prazer te ajudar!